Buscar:

» Cadastre-se
» Enviar notícias
Você esta em: Início » Notícias » Conheça as causas e conseqüências da meningite
122
Votar
Conheça as causas e conseqüências da meningite
Enviado por: moderador em 21/01/2008 12:09:49
Fonte: Folha Online
Categoria: Saúde

A meningite, doença que preocupa cidades do litoral paulista, é a inflamação das meninges --membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A maior parte dos casos é causada por vírus e, principalmente, bactérias, mas fungos e outros parasitas também podem provocar a doença.

Alguns casos de meningite causados por vírus e bactérias são contagiosos. As bactérias podem ser transmitidas por meio do contato direto com pessoas doentes, pelas secreções do nariz e da boca --por um beijo, por exemplo. Os vírus também podem ser transmitidos pelas fezes --que infectam água e alimentos.

Os principais sintomas da meningite são febre alta, dor de cabeça, vômitos, rigidez de músculos da nuca, ombros e das costas, dores musculares, fotofobia e possível confusão mental. Podem surgir manchas vermelhas na pele.

Em bebês, sintomas clássicos como a rigidez da nuca, febre e dor de cabeça podem não aparecer. Mas a criança fica com baixa atividade, irritabilidade, choro agudo e vômitos.

A gravidade da doença varia de acordo com o agente causador, mas é imprescindível que o paciente com suspeita de meningite seja levado rapidamente ao médico. Quanto mais cedo for iniciado o tratamento, menores são as chances de a doença causar seqüelas ou até a morte.

Quando a doença é causada por vírus, em geral evolui de forma "benigna". Ou seja, não apresenta muitas complicações do ponto de vista clínico. Por vezes o paciente nem precisa ficar internado e os sintomas desaparecem após alguns dias.

Bacterianas

Os casos mais complicados são aqueles gerados por bactérias. Os principais causadores da meningite bacteriana são o Neisseria meningitidis (meningococo), Haemophilus influenzae tipo b (Hib) e Streptococcus pneumoniae (pneumococo). Aqueles geradas pelo meningococo (meningite meningocócica) costumam ser as mais graves.

Nesses casos, é necessário iniciar o tratamento com antibióticos apropriados o quanto antes, já que as bactérias podem causar danos ao sistema nervoso, causando seqüelas cerebrais, por exemplo, ou até a morte.

Existem vacinas preventivas apenas para alguns tipos de meningite. No Calendário Nacional de Vacinação as crianças têm acesso à BCG, que previne contra a meningite tuberculosa e a Tetravalente, para a meningite por Haemophilus influenzae. Vacinas contra a meningite meningocócica estão disponíveis apenas controle de possíveis surtos.

Para alguns casos de meningite bacteriana, costuma-se medicar também as pessoas que tiveram contato próximo com o doente, como forma de prevenir uma possível infecção.


Tags: saúde  meningite 
Comentar
Enviar para:  Enviar para o del.icio.us Adicionar notícia aos meus favoritos Enviar para o Yahoo! MyWeb Enviar para o Digg
Enviar por email
Imprimir
«  Voltar
Compartilhe no Facebook

Leia também
 » O Hospital Erasto Gaertner recebe Nível II de Acreditação Hospitalar
 » Os três passos mágicos do cuidado com a pele do rosto
 » Passeio nas alturas
 » Tratamento e prevenção das estrias com o poder da Rosa Mosqueta
 » Erasto Gaertner fez parte do plano de ação de saúde para Copa
 » Tem arraial no Erasto Gaertner? Tem, sim, senhor!
 » Inverno também é tempo de combater a celulite
 » Erasto Gaertner alerta para os males do tabagismo
 » nódulo benigno ou maligno
 » Inverno também é tempo de cuidar do corpo
 » Curso de Florais da Amazônia acontece nesse fim de semana em Curitiba
 » Editora-chefe da BMJ, editora do British Medical Journal, visita o Brasil e destaca a importânc ...
 » Erasto Gaertner: aquisições de abril
 » Erasto Gaertner recebe visita de secretário da Saúde
 » Guerra à oleosidade da pele do homem
Comentários

Enviado por: karla em 12/08/2008 14:14:14
como evitar
como seria se a cidade de sao jose do rio preto estivesse contaminada pela bacteria que tras a doença meningite ? qual seria a açao do presidente e do governo
Enviado por: barbara em 12/08/2008 14:18:51
vai ter mais vacinas contra a meningite
ate quando o governo vai ficar sem mandar vacinas para os postos de saude?
Enviado por: sabrina em 12/08/2008 14:23:14
vacinas para todos
porque os adultos maiores de 30 anos nao podem tomar a vacina contra a meningite
Enviado por: ruan e carlos em 13/08/2008 14:09:07
minigite
tome a vacina
Enviado por: ruan e carlos em 13/08/2008 14:13:39
miningite
vc que nao tomou a vacina vai a um pronto soccoro o mais rapido possível porque essa doeça é contagiosa e podera leva a morte então previna-se
Enviado por: Evandro em 12/10/2008 19:04:55
menigite e acepsia
A menigite matou meu pai de uma forma horrível, só quem estava proximo é capaz de dimensionar aquela situação.

Meu pai foi o sexto caso confirmado em oito anos em um pequeno povoado no municipio de Igarapé Grande-Ma, porém pouco tem sido feito pelo poder publico,ou quase nada.

Mas as autoridades municipais de saude deram uma ídeia grandiosa para o povo deste pequeno lugar chamado Centro do Militão, pra população procurar por patrocinio para poderem comprar a vacina.

Mas quem tem meios vacine-se, previna-se menigite mata.
Enviado por: Regina em 23/03/2009 09:54:14
meningite
A saude num modo geral está um caos!A medicina está deixando a desejar qdo não se consegue detectar uma doença,que por sua vez vai se tornando grave.Caso de uma criança de 13 meses de vida,descobriram q estava com meningite depois de quase dois meses!ABSURDO!
Enviado por: iraci em 22/04/2009 09:16:19
dúvidas
gostaria de saber quais os sintomas e reações apos a vacina menigogocica.
Enviado por: thaise em 27/04/2009 14:21:45
prevenção
como prevenir a meningite bacteriana e quais são as consequencias?
Enviado por: meire em 22/05/2009 18:39:24
consequencias da meningite
qual o tratamento ideal para quem teve meningite e não pode ter filhos?
Enviado por: DARLIANE em 24/06/2009 15:38:09
PREVENCAO
FIQUE ESPERTO, VACINE-SE
Enviado por: meire em 04/08/2009 12:18:13
meningite
Essa doença afeta o homen podendo impedir ele de gerar filhos a cura? me exclareça essa duvida.
Enviado por: williane tabosa em 08/08/2009 16:55:39
meningite
meu pai deu entrada no hospital Hosval Cruz: no RECIFE -PE a cerca de oito dias ,e so hoje e que foi detectada a doenca de meningite,ele esta nun estado grave mas esta supreendendo os medicos.apesar de ja esta com os pes mecrozados e respirando atraves de aparelhos na UTI .gostaria de saber qual otipo de tratamento e o tenpo de duracao .o mome do meu pai e severino dos Ramos Coelho tabosa
Enviado por: vanessa marlene sanches em 24/08/2009 19:45:34
miningite
gostaria de saber se é verdade se quando uma pessoa pega miningite não tem o risco de pegar novamente ?
Enviado por: rosangela arruda em 16/02/2010 20:57:23
meningite
gostaria de saber quais as sanches de uma pessoa que tem otite media cronica perfurada, contrair meningite?
Enviado por: Cleide Santos em 09/03/2010 20:15:55
Somos humildes e por isso nao temos direito a nada
A saúde no nosso país para os menos favorecidos ,é da pior qualidade possível.Pagamos tantos impostos e quando vamos aos postos dó qual dizem de saúde a vacina que esta restrita apenas para crianças de até 4 anos não tem nem para elas . Desde o dia dia que começou a campanha fui aos postos varias vezes e nao conseguir dar a vanina nem no meu bêbe de 6 meses , sempre dizem que as poucas doses acabaram . Duvido muito que a familia do secretario de saúde do Estado não ja esteja imune.
Enviado por: itamires de freitas araujo em 19/03/2010 11:35:19
meninigite
eu tiver meningite quando eu tinha 5 anos,tipo bacteriana fiz o tratamento durante 8 dias com antibioticos o certo era pra mim ter feito o tratamento durante 15 dias mais meu pai não deixou graças a deus não fiquei com nenhuma sequela mim curei e estou aqui pa conta minha historia que era muito grave.
Enviado por: marisa konoski em 25/03/2010 00:25:15
meningite
Gostaria de saber qual das meningites é a mais forte,pois eu tinha um irmão que morreu com a meningite forte que chegou no hospital ja entre a vida e amorte.Em relação aos sintomas ele n tinha nada,foi derrepente ele começôu a se retorcer brncando no quintal de casa e começou aficar muito roxo então foi constatado q ele estva com meningite mas com isso faz muitos anos naquela epoca minha mâe como n tenha muito estudo n se aprofundou no caso hoje em dia tenho curiosidade pois meu irmão era muito lindo e saudavel.Obrigado!!!
Enviado por: jeanh em 26/03/2010 10:42:33
hff
vai ser fuder e vai tomar no cu
Enviado por: déá em 27/03/2010 15:28:21
meningite
dédeédeeddeeédde
Enviado por: mariza antonio kalongua em 29/03/2010 19:00:53
o que fazer
porq existe essa doença tao terrivel?
Enviado por: Rose Meire Maria da Silva em 26/05/2010 12:36:24
meningite menigocócica
acho que o governo deveria se preocupar mais, pois é uma doença muito grave que pode levar o individuo a morte. As vacinas são caras e tem pessoas que ñ podem pagar. o governo deveria implantar essa vacinas nos postos de vacinção,e não somente quando estiver casos na cidade.

Comente você também:
Nome:
Email:
Título: