Buscar:

» Cadastre-se
» Enviar notícias
Você esta em: Início » Notícias » Electrolux e Dharma lançam em Curitiba a primeira Universidade Livre da Eficiência Humana
1
Votar
Electrolux e Dharma lançam em Curitiba a primeira Universidade Livre da Eficiência Humana
Enviado por: moderador em 17/05/2004 16:19:00
Categoria: Educação

No dia 19 de maio, acontece o lançamento da Instituição que atuará na formação profissional de portadores de necessidades especiais. O lançamento da Universidade Livre da Eficiência Humana – UNILEHU - será realizado durante café da manhã no Hotel Blue Tree Towers. A iniciativa, promovida pela Electrolux do Brasil e pela ONG Dharma – Associação de Capacitação Social, visa lançar uma universidade para preparar portadores de necessidades especiais (PNEs) para as vagas existentes no mercado de trabalho destinadas a eles - uma exigência prevista pela Lei de Cotas do Governo Federal que obriga empresas com mais de 100 funcionários a terem até 5% de PNEs entre sua mão-de-obra.

A Universidade Livre é uma organização não-governamental caracterizada como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). É um espaço aberto e democrático para discussão, capacitação, integração e aproximação das pessoas, empresas, entidades e governos.

”O que esperamos é que a Universidade tenha sustentabilidade, provendo seus recursos de parcerias com os governos, fundos e por meio da utilização das Leis de Incentivo, através das quais as próprias empresas participantes poderão extrair benefícios da destinação tributária, via princípio da Renúncia Fiscal”, explica Andréa Koppe, do departamento de Recursos Humanos da Electrolux.

“Neste primeiro encontro, temos como objetivo sensibilizar outras empresas da necessidade de capacitar mão de obra PNE. O próximo passo será firmar parcerias para que o projeto seja operacionalizado”, ressalta Andréa.

Se as empresas que hoje não estão cumprindo a Lei de Cotas fossem penalizadas, o custo seria de R$ 5 mil por dia por posto de trabalho não preenchido por PNEs. E quem tem esta preocupação vem encontrando dificuldades para se enquadrar na lei por vários motivos, sobretudo, pela falta de profissionais capacitados e à disposição do mercado.

Uma das empresas que esbarrou nessa dificuldade foi justamente a Electrolux que, por esse motivo, resolveu, com o apoio da ONG paranaense, materializar a idéia de estruturar a Universidade Livre da Eficiência Humana, um projeto de inclusão social profissionalizante.

“O objetivo não é o de criar uma universidade apenas para as necessidades da Electrolux, mas sim, envolver outras empresas e parceiros institucionais para trabalhar a inclusão dos PNEs – todos aqueles que queiram melhorar suas eficiências”, comenta Eduardo Almeida, diretor executivo da DHARMA. “É de extrema importância que a sociedade esteja preparada para receber os PNEs, 15% de habitantes no Brasil, isto é, 25,5 milhões de cidadãos que, por diferentes causas, passam a ter de reaprender a viver em uma sociedade despreparada para recebê-los. Pessoas em idade economicamente ativa que precisam trabalhar para continuar exercendo seus direitos e dar subsídios para manter a qualidade de vida da sua família”.

Na sua primeira etapa, a Universidade Livre da Eficiência Humana funcionará no Centro de Desenvolvimento de Pessoas da Electrolux, ministrando o módulo Básico na própria Escola de Manufatura. Com a adesão de novas empresas interessadas em apoiar a Universidade, os módulos Avançados poderão ser aplicados de acordo com as especificidades técnicas de cada empresa parceira, atendendo a um número cada vez mais significativo de PNEs.

“É um projeto que traz inúmeros benefícios”, complementa Edson Mattos, diretor de Recursos Humanos da Electrolux. “Não só cumpre a Lei de Cotas, mas, principalmente, proporciona o resgate da auto-estima e da cidadania dos portadores de necessidades especiais”.

Para participar basta entrar em contato com a coordenação da UNILEHU pelo e-mail: uni.eficienciahumana@electrolux.com.br ou pelo telefone (41) 371-7216.

(Sugestão de Box)

Alguns números interessantes

De acordo com estimativas do IBGE (Censo 2000), os PNEs são cerca de 25,5 milhões de cidadãos, o que correspondente a 14,5% de toda a população brasileira. Pessoas que antes eram discriminadas no mercado de trabalho e que agora, graças a iniciativas como a da universidade, poderão garantir seu espaço.
Do total, 25% são deficientes físico-motores, 48% não enxergam ou enxergam mal e 50% estão acima dos 60 anos e apresentam as chamadas deficiências amplas. No entanto, o mais alarmante é que 70% dos deficientes são mantidos fechados pelas famílias (fonte: www.iff.org.br - Instituto de Políticas Públicas Florestan Fernandes).

Vagas destinadas a PNEs de acordo com o número de funcionários:
100 a 200 (2% vagas)
201 a 500 (3% vagas)
501 a 1000 (4% vagas)
Acima de 1001 (5% vagas)

(Fonte: Constituição 1988)

SERVIÇO: Café da Manhã – Lançamento da Universidade Livre da Eficiência Humana
Data: 19 de maio
Local: Hotel Blue Tree Towers – Praça do Japão - Curitiba
Horário: 8h30
Participação – por adesão, por meio de confirmação pelo e-mail uni.eficienciahumana@electrolux.com.br ou pelo telefone 371-7216.


Sobre a DHARMA
Com sede em Curitiba, a organização não-governamental Dharma é uma provedora de solução integradas na área de Responsabilidade Social, que atua na aproximação, sensibilização e capacitação de empresas, ONGs e governos para a causa social. Trabalha com a prestação de serviços e o desenvolvimento de produtos na área de responsabilidade social para o mercado, garantindo assim a sua sustentabilidade e contribuindo para a profissionalização da causa social. É um elo facilitador fazendo a interface do diálogo entre as partes, informando sobre as formas de converter as leis de incentivo e outros benefícios em instrumentos de investimento social eficiente.

DHARMA – Associação de Capacitação Social
Assessoria de Imprensa
Vivian de Albuquerque (Reg.Prof. 1179/05/187-SC) – Vivacom Comunicação Social
Ana Navarro (Reg. Prof. 2972/11/106-PR) – Ana Navarro Assessoria de Comunicação
Fones: (41) 223-0047 e 9963-7635e (41)353-3166 e (41)9122-0643
E-mails: vivi.sa@terra.com.br e alnavar@terra.com.br

Comentar
Enviar para:  Enviar para o del.icio.us Adicionar notícia aos meus favoritos Enviar para o Yahoo! MyWeb Enviar para o Digg
Enviar por email
Imprimir
«  Voltar
Compartilhe no Facebook

Leia também
 » Empresa de Curitiba é destaque na Abracom em São Paulo
 » PwC Brasil abre 700 vagas para Programa Nova Geração, mais de 60 na região Sul
 » Aumenta o interesse por cursos técnicos
 » Projeto Legado com maior abrangência
 » Erasto Gaertner abre inscrições para lato sensu
 » Nossa Língua, Nossa Pátria: é fácil falar bem
 » Planejando a Carreira na Livraria Cultura
 » LinkedIn é a principal ferramenta para recolocação no mercado pela internet
 » Shopping Estação recebe Feira do Livro Infantil
 » Canadá Intercâmbio oferece programa de intercâmbio para advogados e estudantes de direito
 » Mundo Feliz Ronald McDonald chega ao Shopping Estação
 » Presença confirmada na II Virada Acadêmica da PUC PR
 » Livraria Cultura do Shopping Curitiba recebe palestra sobre Assessoria de Imprensa
 » Parceria entre FACOP e Choice Academia de Profissões reúne empresários em lançamento
 » Herança poética de Leminski na Livraria Cultura
Comentários

Ainda não existem comentários para esta notícia

Comente você também:
Nome:
Email:
Título:
Comentário:

« Clique aqui para voltar






BastaClicar 2000 - 2009 - Todos os direitos reservados - Fale conosco - Anuncie aqui