Olá visitante, faça já seu  login     Cadastre-se  
   A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V X Y W Z 0-9 Buscar:
Ajude-nos a melhorar o canal de música, envie já suas opiniões e sugestões !
Coldplay
2 fã(s)
8 comentário(s)
Tornar favorito
Você esta em: Home » Música » Coldplay » Biografia
Biografia de Coldplay
Coldplay é uma banda de rock pós-britpop formada em 1998 em Londres, Inglaterra, conhecida por suas melodias roqueiras e letras introspectivas.

O Coldplay possui uma sonoridade próxima a de outros artistas como Radiohead, Oasis, Jeff Buckley e Travis. Outras influências são U2, R.E.M, Pink Floyd, John Lennon, The Smiths, Sparklehorse, The Stone Roses, Tom Waits, The Flaming Lips, Neil Young, Echo and the Bunnymen e, mais recentemente, Johnny Cash e Kraftwerk. Antes de sua morte, Cash foi de fato convidado pela banda a gravar uma música pendente, mas não teve a oportunidade de fazê-lo.

Desde o lançamento de A Rush of Blood to the Head, seu segundo disco, o Coldplay tem também apoiado várias causas políticas. Eles têm advogado pela campanha Make Trade Fair da Oxfam e pela Anistia Internacional. A banda também participou de vários projetos de caridade como o Band Aid 20, o Live 8 e o Teenage Cancer Trust. Chris Martin também protestou contra a invasão do Iraque e apoiou John Kerry.

Em abril de 1999, Coldplay lançou o single Brothers & Sisters com a gravadora Fierce Panda. Devido a isto, a Revista New Musical Express elogiou Coldplay como uma das melhores bandas de 1999.

O lançamento do primeiro EP, Safety, foi usado para intenção inicial, quando Debs Wild, da Universal Record, deu a cópia do CD à Give Keeling, da Parlophone Record e a Caroline Ellery, da BMG Publishing. A banda assinou contrato com as duas companhias no verão de 1999.

Safety e Brothers & Sisters abriram caminho para outro EP, The Blue Room, lançado em outubro de 1999. Com uma nova gravadora, a Parlophone, Coldplay começou a tocar em vários festivais de música. Coldplay lançou seu primeiro álbum, Parachutes, em julho de 2000. As músicas Yellow e Trouble ganharam popularidade nas rádios da Europa. Somente no Reino Unido, venderam mais de 1,6 milhões de cópias.

Tendo sucesso na Europa, Coldplay embarcou para os Estados Unidos. O álbum foi um sucesso na América do Norte, com boas críticas dos norte-americanos e ganharam o Grammy na categoria de melhor álbum alternativo em 2002.

Os integrantes do Coldplay regressaram aos estúdios de gravação em outubro de 2001 para trabalhar em um segundo álbum. Com dificuldades de tempo, lançaram seu segundo álbum em agosto de 2002, A Rush of Blood to the Head foi considerado como um amadurecimento musical por parte do grupo. Receberam melhores críticas e venderam mais cópias do que Parachutes. Destaque para as músicas In My Place, The Scientist e Clocks. A Rush Of Blood To The Head ganhou dois prêmios Grammy em 2003 e outro em 2004.

A banda fez uma turnê mundial de junho de 2002 a setembro de 2003. Aproveitando a turnê, gravaram um CD e DVD ao vivo em Sidney, Austrália, chamado Live 2003.

X&Y é o terceiro álbum da banda britânica Coldplay, lançado em diversos países no final de Junho de 2005. O primeiro single do álbum, Speed of Sound, foi lançado em CD dia 23 de Maio de 2005. O álbum chegou ao topo da UK Album Chart com 464.471 cópias vendidas na primeira semana, ficando em segundo lugar no ranking. O álbum também fez sucesso nos Estados Unidos, vendendo cerca de 737.000 na primeira semana.

Chris Martin disse que o nome do álbum X&Y é uma referência aos pontos altos e baixos da vida no seu dia-a-dia. Martin disse Meu dia inteiro é uma mistura de otimismo e pessimismo nas suas mais extremas formas. E isso que é X&Y para mim. São dois lados. Eu gosto do fato que elas são letras muito fortes, muito claras.

Apesar do sucesso repentino da banda, eles têm se mantido muito protetores de suas música e como ela é usada na mídia. Eles permitem que sua música seja usada no cinema, televisão e campanhas promocionais como o trailer do filme Peter Pan. Porem, a banda tem sido muito inflexível com o uso de suas músicas em propagandas publicitárias. Eles já recusaram contratos milionários da Gatorade, Diet Coke, e The Gap, que queriam usar as músicas Yellow, Trouble, e Dont Panic respectivamente. Segundo Chris, Nós não conseguiríamos conviver com isso, se vendêssemos o significado da música assim.

Integrantes do grupo
Chris Martin - voz, piano/teclado, guitarra
Jon Buckland - guitarra base, violão, gaita, segunda voz
Guy Berryman - baixo, sintetizador, gaita, segunda voz
Will Champion - bateria/percussão, piano, segunda voz
Site Oficial: http://www.coldplay.com
BastaClicar 2000 - 2009 - Todos os direitos reservados - Fale conosco - Anuncie aqui