Olá visitante, faça já seu login     Cadastre-se  
 A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Y X Z 0-9


Compartilhe no Facebook

Filhas do Vento - Filhas do Vento

Filhas do Vento - Filhas do Vento

Cida (Ruth de Souza) e a irmã Ju (Léa Garcia) estão separadas por quase 45 anos. O tempo não conseguiu dissipar o rancor provocado por um incidente amoroso e familiar que marcou a juventude e a vida das duas. Com a morte do pai, Zé das Bicicletas (Milton Gonçalves), que havia expulsado Cida de casa, as duas voltam a se encontrar. Cida tornou-se uma mulher solitária. Fez carreira de atriz, atuando em cinema e telenovela, mas, apesar do talento, não teve o reconhecimento merecido. Maria D\'Ajuda nunca saiu do interior, cuidou do pai até a morte. Parece ter nascido para amar e cuidar dos outros, mas nunca conseguiu desenvolver nenhuma identidade profissional - o inverso da irmã atriz. Casou-se uma vez e depois teve vários filhos de companheiros diferentes. Sua família é uma típica família brasileira do interior, cheia de filhos, sobrinhos, netos e agregados. No entanto, uma de suas filhas, Dorinha (Danielle Ornellas), a que mais admira pela persistência profissional e talento artístico, é a única que despreza seu amor de mãe.

Ficha Técnica
Gênero: Drama
Ano: 2005
Duração: 85 minutos
Origem: Brasil
Distrubuidora: Riofilmes
Direção: Joel Zito Araújo
Produção: Marcio Curi, Carla Gomide, Joel Zito Araújo
Música: Marcus Viana
Fotografia: Jacob Sarmento Solitrenick
Elenco:
Milton Gonçalves, Ruth De Souza, Léa Garcia, Taís Araújo, Maria Ceiça, Danielle Ornellas, Thalma de Freitas, Rocco Pitanga, Zózimo Bulbul, Cida Moreno, Jonas Bloch, Mônica Freitas, Beatriz Almeida, Vitória Viana.
Trailer do filme
Comentários
Filma - Filhas do Vento
O filme Joel Zito Araújo, FILHAS DO VENTO, tem uma carreira muito premiada, já ganhou 8 Kikitos no Festival de Gramados, e depois disso acumula alguns prêmios pelos quatro cantos do Brasil. O filme merece mesmo todos os prêmios que vem arrebatando. Trata-se de um trabalho vigoroso, contrastante, que desbrava a questão do racismo no Brasil de ontem e de hoje. Um filme poético onde se destacam a bela trilha de Marcus Vianna, a fotografia de Jacob Solitrenick, a direção de arte de Andréa Velloso e o bem construído roteiro de Di Moretti.

É de lavar a alma ver um trabalho tão bem construído, produção tão esmerada para um elenco onde pontificam grandes nomes de nosso repertório artístico negro. Parabéns a Joel Zito pela ousadia; ao produtor, por acreditar e investir; e a todo elenco, em especial as queridas e belas Ruth de Souza e Lea Garcia. Lea tem uma cena inicial dentro de uma igreja que é magistral. Tem também o competente Milton Gonçalves que sempre nos brindam com sua eloqüência de um mestre em cena. Maria Ceiça, que têm momentos difíceis de construção dramática junto com Milton, mas dão conta do recado como mestres. Tem também as meninas do flash-back da história, quando as protagonistas são mais novas, representadas pelas belas e exuberantes: Dani Ornellas, Thaís Araújo e Thalma de Freitas, todas têm seus momentos de destaque na película de Joel Zito e o fazem com a maior competência.

Cada mudança no FILHAS DO VENTO, é tão intensa quanto discreta, mostrando que é no interior de cada personagem que escondem os verdadeiros medos e desejos. E quem quiser embarcar nessa viagem do Joel, não deve temer a injustiça, as lágrimas e a dureza da vida dos mais pobres no solo Brasileiro, assim como deve estar pronto para os pequenos prazeres disposto a todo instante no desenrolar desse drama bem construído. Tudo isso e muito mais, fazem de FILHAS DO VENTO de Joel Zito Araújo, um grande marco no Cinema Nacional. Sarava !

Tudo é muito gratificante, ver a mistura de roteiro bem desenvolvido, argumento pra lá de interessante, fotografia e música geniais, e elenco que jogam um bolão. Tudo isso fazem de FILHAS DO VENTO um grande momento do Cinema Nacional. Saravá !

ALBERTO LEMES albertolemes@ibest.com.br (jornalista em formação, escreve como hobby, flamenguista vencedor; e está a procura de uma boa cozinheira de forno e fogão)
Adicionado em: 20/5/2008
Por:  Alberto Lemes


Comente o filme você também !

 




BastaClicar 2000 - 2009 - Todos os direitos reservados - Fale conosco - Anuncie aqui